09.06.2018 - 10:30
Mediação de Conflitos do Governo Presente terá também Plantão Itinerante
Por Daniela Almeida
O atendimento gratuito é realizado em Recife, Jaboatão, Paulista, Caruaru e Petrolina
Foto: Marcelo Vidal
A Mediação de Conflitos, do programa Governo Presente, funcionará também de forma itinerante, para chegar cada vez mais próximo de quem desejar uma resolução pacífica de pequenos problemas entre vizinhos e familiares. Os plantões ocorrem em Recife, Jaboatão, Paulista, Caruaru e Petrolina, em dezesseis bairros com altos índices de vulnerabilidade. Os Plantões Itinerantes do Recife (Jardim São Paulo, Afogados, Santo Amaro, Pina, Joana Bezerra, Brasília Teimosa) e Jaboatão dos Guararapes (Muribeca, Marcos Freire, Cajueiro Seco, Prazeres) são realizados entre segunda-feira e quinta-feira, nos turnos da manhã ou tarde.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, a mediação é uma forma pacífica para resolução de conflitos. “Trata-se de um avanço na política de prevenção, com o atendimento itinerante, vamos aproximar das comunidades a política de mediação, garantindo o acesso ao serviço, mas, principalmente, atuando para evitar a potencialização ou judicialização dos conflitos”, destaca. 
Os atendimentos de Mediação de Conflitos continuam sendo realizados nas Estações do Governo Presente em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru e Petrolina. De janeiro a abril de 2018 foram realizados 246 atendimentos, sendo 185 casos resolvidos e 61 encaminhados para outros órgãos, como a Defensoria Pública.
A secretária-executiva de Articulação Social da SDSCJ, Mileane Aguiar, considera que a mediação contribui para a cultura de paz e a prevenção à violência. "Importante instrumento para solucionar problemas com vizinhos, familiares e outros, de forma rápida e econômica, a mediação de conflitos tem como principal característica a participação voluntária da população", disse Mileane
Estações - O atendimento de Mediação de Conflitos funciona, durante a semana, em cada uma das Estações do Governo Presente, programa que tem o objetivo de promover as políticas públicas, assegurar à elevação da qualidade de vida e da cidadania aos mais vulneráveis. A função dos mediadores é solucionar os conflitos de uma forma pacífica;  estimular o diálogo, buscando uma solução satisfatória para as pessoas em conflito; possibilitar o exercício da decisão, o que fortalece as pessoas enquanto cidadãos de direito.
Voltar