Documentos para solicitação de escritura

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A tabela abaixo informa, de acordo com das cinco hipóteses apresentadas, qual a documentação que o mutuário deve entregar para solicitar a escritura do imóvel.

                               DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ELABORAÇÃO DA ESCRITURA

1ª HIPÓTESE - MUTUÁRIO QUE RESIDE NO IMÓVEL

XEROX:

Bloqueto de Quitação

Qualificação do Mutuário (Estado Civil, Profissão, CPF e Identidade)

Pagamento de Taxas

2ª HIPÓTESE - MUTUÁRIO PORTADOR DE PROCURAÇÃO OU RECIBO.

XEROX:

Bloqueto de Quitação

Procuração Pública (Xerox Autenticada) ou Recibo de Compra e Venda reconhecido a firma (Original)

Qualificação do Procurador – Mutuário (Estado Civil, Profissão, CPF e Identidade)

Pagamento de Taxa

3ª HIPÓTESE - OCUPANTE (COMPRA DE CHAVE - REPASSE - INVASOR)

Caso não possuam os documentos da 2ª Hipótese, deverá os interessados procurar a defensoria Pública. 

4ª HIPÓTESE - SINISTRO.

XEROX:

No caso de imóvel quitado em nome de pessoa falecida ou de pessoa viva cujo cônjuge tenha falecido, exigir:

a) abertura do arrolamento dos bens do falecido e alvará judicial, dizendo em nome de quem deve sair a escritura.

b) Pagamento de Taxa

 

5ª HIPÓTESE - MUTUÁRIO SEPARADO JUDICIALMENTE.

XEROX:

Bloqueto de Quitação

Sentença Judicial, com petição inicial

Partilha de Bens

Qualificação do beneficiário (Estado Civil, Profissão, CPF e Identidade)

Pagamento de Taxa

 OBS: Em todas as hipóteses , quando na seqüência de recibos ou de procurações com substabelecimento aparecer, como vendedora, pessoa solteira ou divorciada, é preciso saber o seu estado civil na data em que comprou o imóvel e na data em que o está vendendo, isto porque apessoa pode ter comprado o imóvel quando era solteira ou divorciada e na hora de vendê-lo já esteja casada, caso em que, de acordo com o regime do casamento, deverá ser exigido ou não o consentimento do cônjuge.

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