09.11.2011 - 12:11
Presidente da Fundação Cultural Palmares abre as comemorações do Mês da Consciência Negra em Perna
Por Oscar Lobo
Elói Ferreira, que representa a ministra da Cultura, Ana Holanda, será recebido nesta terça-feira por Jorge Arruda
Jorge Arruda, Patriota, Eloi Ferreira e Pe. Clovis da UNICAP

Abrindo as comemorações do Mês da Consciência Negra, Elói Ferreira, presidente de Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, foi recebido no Recife por Jorge Arruda, secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR, onde participaram de seminário sobre ações afirmativas e culturais. A iniciativa, que é fruto da parceria entre o Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Governo Federal/Ministério da Cultura.

Durante a visita ao Recife, Elói Ferreira assinou um protocolo de intenções com o Governo de Pernambuco para investir nas ações afirmativas e culturais desenvolvidas pela SEDSDH/CEPIR no Estado. A ação vai beneficiar diretamente às comunidades tradicionais de terreiros, ilê quilombolas, espíritas, etc.

Jorge Arruda e Elói Ferreira participaram ainda da abertura da exposição “30 Mulheres Negras”. Uma reunião de fotografias de 30 mulheres negras, alunas, funcionárias, técnicas e professoras da Unicap.

História – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Neste dia, lembra-se a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Voltar