23.01.2020 - 13:52
Governo promove encontros de empregabilidade para pessoas com deficiência
Por Mariana Clarissa
As oficinas esclarecem sobre os direitos e deveres e dão dicas comportamentais para entrevistas em processos seletivos

 A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) iniciou nesta quinta-feira (23) uma série de oficinas de instrução e sensibilização para as pessoas do segmento social sobre mercado de trabalho e as leis que regem o universo corporativo quando o assunto é inclusão da pessoa com deficiência (PCD). Durante todo o ano, a equipe técnica do órgão vai reunir de dez a quinze PCDs no auditório da instituição, no bairro de Santo Amaro, para promover o Encontro de Empregabilidade. 

 

De acordo com a gerente geral da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, Rosana Mota, os Encontros têm o propósito de esclarecer os direitos e deveres, orientar a forma correta de se comportar em entrevistas de processos seletivos e como elaborar os currículos, além de detalhar os serviços ofertados pela SEAD. “Queremos aproximar às pessoas com deficiência ainda mais da Sead e instruí-las, para que elas possam ter segurança no momento em que estiverem ingressando no mercado de trabalho”, afirma. “Além dos encontros com o segmento, também realizaremos capacitações e sensibilizações nas empresas para provocar o aumento da demandas de vagas”, completa. 

 

A coordenadora estadual de empregabilidade da Sead, Wedjane Araújo, destaca que as oficinas também têm o objetivo de empoderar o grupo. “A gente acredita que empoderar é trazer instrumentos e formas das pessoas com deficiências conseguirem no mercado de trabalho mais respeito e mais oportunidades de caminharem por esferas cada vez melhores”, pontua a gestora. 

 

Para garantir a acessibilidade, todos os encontros serão acompanhados por intérpretes da Central de Libras da Sead. As oficinas estão marcadas para acontecer semanalmente. Após as atividades, o órgão irá encaminhar os currículos para empresas privadas e públicas. Os interessados em participar, devem ligar para a Sead através do telefone (81) 3183-3214 ou pelo email sead@sdscj.pe.gov.br.  

 

Voltar