27.04.2019 - 14:59
Primeiro aulão do Prepara Jovem em 2019 reúne mais de mil estudantes da rede estadual
Por Mariana Clarissa
Em sua terceira edição, o projeto idealizado pelo Governo do Estado, promove neste ano 16 aulas gratuitas para estudantes que se preparam para o Enem
Os estudantes lotaram o ginásio da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, para assistir o primeiro aulão do projeto Prepara Jovem. Foto: Marcelo Vidal

 Cerca de 1.200 estudantes da rede estadual de ensino participaram, na manhã deste sábado (27), do primeiro aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pelo projeto Prepara Jovem, proposta idealizada pelo Governo do Estado. Os alunos acompanharam aulas de matemática, redação e geografia ministradas pelos professores Diogo Lobo, Emily Ellen e Pedro Simas. O encontro aconteceu na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, no município de Igarassu. 

 

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de Educação e Esportes (SEE), o projeto vai promover 16 aulões gratuitos em 2019. “Política pública de educação se faz mesmo com a participação dos estudantes. São vocês os grandes responsáveis por tudo que vai acontecer nas suas vidas. O papel do Estado é dar o empurrão e a oportunidade, e aqui em Pernambuco temos garantido esse impulso durante o todo o ano letivo e com projetos como o Prepara Jovem”, pontuou o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, para os alunos. 

 

Na coordenação do projeto, o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, Félix Aureliano, destacou que para 2019 o Prepara aumentou a quantidade de aulas oferecidas e que vai atingir todas as regiões do Estado. “O Prepara Jovem já vem paulatinamente aumentando a quantidade de aulas e de regiões em que acontece. Ano passado foram 10 aulões e esse ano expandiu para todas as 16 gerências regionais de Pernambuco. A expectativa é que 22 mil estudantes participem do projeto, o dobro de jovens que participaram no ano passado”, afirmou.

 

Representando a Secretaria Estadual de Educação, o gerente regional da Metropolitana Norte, Glaydson Santiago, ressaltou a relevância do projeto para os estudantes. “Aqui temos alunos de escolas estaduais situadas de Olinda até Araçoiaba. São jovens de sete municípios, que é o número de cidades que compõem a regional Metro Norte, que querem concretizar o sonho de entrar para uma universidade e que, participando de aulões como este, que são gratuitos e trazem professores renomados, terão estímulo e energia para se dedicar e ser aprovado”, avaliou. 

 

Concorrendo a uma vaga no curso de Medicina, os estudantes Sara Regina, 17 anos, e Marcos Antônio, 18 anos, frisaram a importância do Governo do Estado promover momentos como este. “Nem todos têm condições de pagar um curso preparatório para complementar o conhecimento passado pela escola, então participar desses aulões é uma oportunidade para absorver mais dicas e assuntos necessários para se preparar para a prova”, pontuou Sara. “O aulão é muito importante também para nos ajudar a colher dicas importantes e refrescar alguns assuntos que são essenciais para o vestibular”, completou Marcos. Com o desejo de cursar licenciatura em História, a estudante Vitoria Kevelyn, 17 anos, afirmou que no aulão sua concentração será maior nas aulas de redação e matemática. “Redação é umas das provas principais para qualquer aluno e matemática é minha maior dificuldade, então sei que preciso me dedicar mais”, afirmou. 

 

Os próximos aulões estão marcados para o dia 11 de maio, no Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guararapes, e no dia 18 de maio, no Escola de Referência do Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), em Limoeiro. A lista de todas as cidades que receberão o projeto está disponível no site www.sdscj.pe.gov.br.

Voltar