27.02.2019 - 13:13
Campanha estadual de combate às violações dos direitos da criança e adolescente chega a Bezerros
Por Mariana Clarissa
O Programa Atenção Redobrada realiza sua primeira ação focada nas atividades preventivas para o período carnavalesco
A formação foi conduzida pelo gerente de Políticas para Criança, Macdouglas de Oliveira. Créditos: Divulgação/SDSCJ

 Com a proximidade do Carnaval, o Governo de Pernambuco, através do programa Atenção Redobrada, deu início, nesta quarta-feira (27), a capacitação de profissionais de sete municípios que vão atuar no período carnavalesco nas ações de prevenção às violações de direito de crianças e adolescentes durante os festejos de Momo. Bezerros foi a cidade escolhida para receber a primeira ação por ser um dos principais pólos da festa no Estado. 

 
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da executiva de Políticas para Criança e Juventude (Sepcj). A capacitação,  promovida em parceria com a Secretaria Executiva de Social, através da gerência geral do Sistema Socioeducativo, busca sensibilizar a equipe e fornecer informações sobre o trabalho que a rede de proteção precisa executar. Também foram oferecidos materiais educativos, que serão distribuídos nos dias que antecedem o Carnaval e durante as festas. 
 
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, as formações promovidas pelo Governo do Estado são estratégias de fortalecimento da rede de proteção a partir da apresentação dos fluxos de atendimento e da metodologia dos espaços físicos de proteção construídos nos pólos carnavalescos, através das prefeituras, para acolher crianças em situação de risco e vulnerabilidade. “O Programa Atenção Redobrada é mais uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude que se integra às nossas atividades de Carnaval. Esse é um período que a população precisar estar atenta a casos de violação dos direitos dos mais vulneráveis. Por isso, contaremos com equipes nos principais polos do nosso Estado”, ressalta. 
 
O encontro foi conduzido pelo gerente de Políticas da Criança, Macdouglas de Oliveira, que destacou a importância do trabalho integrado entre profissionais e órgãos que fazem parte da rede de proteção de direitos das crianças e adolescentes. “O indivíduo que está em situação de vulnerabilidade precisa de um sistema de proteção consolidado e nós, enquanto profissionais que prestamos o atendimento, precisamos entender qual o nosso papel. Nossa função é, a partir da acolhida, garantir a construção de uma nova face da vítima”, pontuou Macdouglas. 
 
Participaram da formação técnicos dos municípios de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Bezerros, Catende, Pesqueira, Buíque e Lagoa dos Gatos. 
Voltar