08.11.2018 - 14:44
Evento alerta para os desafios de atuação dos Cras
Por Mariana Clarissa
I Encontro Estadual dos Centros de Referência da Assistência Social discutiu temáticas que fortaleçam a política
Foto: Celso Araújo

Cerca de 600 profissionais, entre gestores e técnicos municipais da assistência social, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) se reuniu para aprofundar o debate sobre a política da assistência social e os métodos para manter a no atendimento e na manutenção dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A discussão aconteceu durante o I Encontro Estadual dos Centros de Referência de Assistência Social, evento que acontece no auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda, na última quinta-feira (08).


Compondo a mesa de abertura, o secretário-executivo de Assistência Social, da SDSCJ, Joelson Rodrigues, destacou que o momento é desafiador, principalmente, dentro de um contexto em que a manutenção orçamentária está comprometida. “Temos os desafio de manter a qualidade desses equipamentos, sobretudo nos últimos ano. E essa relação de proximidades entre o Estado e os municípios não se encerra aqui. Iremos trazer estratégias de estar sempre próximos as gestões”, afirmou. Ele ainda ressaltou o salto de qualidade dos Cras pernambucanos que, entre o ano de 2016 e 2017, saiu da média de 3,08 para 3,33, o que elevou ele da posição de 23º lugar para 20º no ranking dos estados. “Em 2016, 40% dos municípios estavam com indicador abaixo de 3, que é insuficiente. Esse número reduziu para 25%”, pontuou. A região possui mais de 300 unidades espalhados pelos municípios.  


Na ocasião, foram discutidas temáticas sobre o trabalho social com famílias no âmbito do Sistema único de Assistência Social (SUAS), integralidade do Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) entre os demais serviços, programas e benefícios socioassistenciais, além da gestão orçamentária e financeira no âmbito da Proteção Social Básica.

Voltar