19.05.2018 - 18:39
Ação de Cidadania chega pela primeira vez em 2018 no Cabo
Por Mariana Clarissa
O mutirão reuniu no sábado (19) mais de 90 opções de serviços gratuitos e somou mais de nove mil atendimentos
Ao todo, as onze edições promovidas somam 87.041 atendimentos, entre difusão e divulgação (Foto: Celso Araújo)

A Ação de Cidadania, do programa Governo Presente, chega ao município do Cabo de Santo Agostinho. O mutirão, que aconteceu na Escola Estadual Maria Eugênia Lopes, em Ponte dos Carvalhos, ofereceu à população 97 opções de serviços gratuitos e atingiu, neste sábado (19), a marca de 9.472 atendimentos. Ao todo, as onze edições promovidas somam 87.041 atendimentos, entre difusão e divulgação.
A vendedora Adjane Xavier aproveitou o sábado para se vacinar contra a gripe H1N1. Para ela, a ação a ajudou a encontrar tudo em um só lugar. “Aqui tem de tudo um pouco, então conseguimos resolver as pendências que não conseguimos durante a semana, por conta do trabalho, e tudo de uma forma mais prática”, afirmou. Já a professora Ana Cristina Ferreira aproveitou o mutirão para tirar a carteira de trabalho para a filha e fazer limpeza de pele. “A população precisava disso, não só pelos serviços, mas também pelas orientações e cuidados oferecidos”, afirmou.

Além de documentação civil (RG e CPF) e certidões (nascimento e casamento), a Ação levou oportunidades para os jovens com inscrições para cursos profissionalizantes e orientações sobre currículo e mercado de trabalho. No local, a população pode fazer atendimento comercial e resolver pendências com as contas de luz e água, realizar consultas com o Detran e acessar outros serviços do Governo do Estado e parceiros públicos e privados. As pessoas receberam ainda diversas orientações sobre prevenção às drogas e direitos humanos, das mulheres, das crianças e adolescentes e das pessoas com deficiência, entre outros.
“Cidadania é fundamental para o desenvolvimento de um estado e de um município. Estou muito feliz que, enquanto governo de Pernambuco, junto com a prefeitura do Cabo, possamos oferecer serviços que, muitas vezes, ao longo da semana, as pessoas não têm condições de fazer, porque trabalha ou estuda, e no sábado isso é possível. E vamos continuar levando o mutirão para todos os municípios pernambucanos para que a cidadania esteja presente”, pontuou o governador Paulo Câmara.
Esta é a primeira ação de 2018 do Governo Presente, programa prioritário do Governo Paulo Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, a partir de agora, com a Ação de Cidadania promovida na cidade, uma série de atividades irão acontecer no município através da instalação da Estação do Governo Presente. “Com a implantação da Estação vai se instaurar uma caraterística de atendimento cotidiano, como a mediação de conflitos, oficinas do Juventude Presente, acompanhamento dos Universos Prioritários e, para além disso, vamos conseguir fazer um melhor reconhecimento do território para entender as necessidades, levando políticas sociais. É um programa que integra o Governo, mas principalmente é um jeito de fazer política pública”, destacou.