NOTÍCIAS :.

Marcelino Granja confere I Mostra Proupe na Autarquia de Ensino da Mata Sul em Palmares

Publicada em: 31/08/2013

foto:Evane Manço / Sectec

Marcelino Granja foi conferir de perto as atividades da Mostra que teve apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE). Os trabalhos foram desenvolvidos com foco no contexto social e educacional da região e das regiões circunvizinhas.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, visitou ontem (30/08) a Autarquia de Ensino Superior da Mata Sul (AEMASUL), localizada em Palmares, que integra a rede de Autarquias do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE). Durante a visita o secretário conheceu a estrutura da instituição, visitou estandes da I Mostra Proupe com trabalhos de alunos bolsistas do programa e entregou exemplares do livro PROUPE – Uma experiência de sucesso, que documenta o primeiro ano da iniciativa do Governo do Estado.

Marcelino explicou que até o final do ano ele e a equipe do Proupe vão visitar pessoalmente todas as 13 autarquias de ensino, distribuídas nas 12 regiões de desenvolvimento do Estado. “Em menos de dois anos o PROUPE mostrou a que veio, por isso estamos fazendo essas visitas. Há um preceito das guerras que diz que quando conseguimos vitórias e não reunimos a tropa para comemorar estamos colocando futuras batalhas em risco, e nos estamos numa batalha pela melhoria do ensino básico do Estado. Estamos trabalhando para dar melhores condições na formação dos professores do amanhã, professores esses que vão formar futuros profissionais das diversas áreas”, declarou.

A deputada federal Lucina Santos também esteve na cerimônia e reforçou os importantes passos dados nos últimos anos para melhoria do ensino no interior de Pernambuco, com a expansão da Universidade de Pernambuco (UPE) e a gratuidade para os alunos de graduação. Ela afirmou ainda que O PROUPE é um programa de extrema importância para o fortalecimento das autarquias e formação dos professores. “As autarquias desempenham um papel estratégico na formação dos professores”, reforçou.

I Mostra Proupe - A Autarquia de Ensino Superior da Mata Sul (AEMASUL), localizada em Palmares, realizou essa semana a I Mostra Proupe com apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE). Os trabalhos foram desenvolvidos com foco no contexto social e educacional da região e das regiões circunvizinhas. A mostra teve ainda palestras e mesas redondas com temas de interesse público, apresentando e expondo trabalhos com foco na pesquisa e na contrapartida social e educacional.

Os estudantes do 6º módulo de especialização do ensino da química, José Ricardo e Caetano Junior, estavam com suas atividades expostas na mostra. O trabalho “Produção de sabão liquido no ensino médio” foi classificado para o 53º Congresso Brasileiro de Química, que acontece no Rio de Janeiro em outubro deste ano. Os estudantes foram alunos de graduação em licenciatura de química na AEMASUL com bolsas de 100% do Proupe. A Autarquia vai custear 50% dos gastos da viagem.

José Ricardo explicou um pouco do trabalho que tem como objetivo a produção de sabão liquido com alunos do ensino médio, trabalhando as questões das reações químicas, polaridades e balanceamento químico. “Como é que o sabão elimina a gordura se ele também é feito de gordura? Com isso trabalhamos a questão das polaridades que são vistas através das reações químicas, onde semelhantes dissolvem semelhantes”, explicou.

Para o estudante Caetano Júnior(esq. da foto), que também participa do trabalho, esse tipo de experiência na sala de aula é fundamental para desmistificar a química entre os alunos. “Essa atividade em sala aula motiva o aluno e possibilita que ele entenda de fato como funcionam as reações químicas”, ressaltou.

A Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul foi criada em 1970. No ano de 1976, foi autorizada a funcionar como Faculdade para os cursos de licenciatura em Ciências, Estudos Sociais e Letras. Hoje a AEMASUL oferece licenciaturas em Matemática, Química, Letras, geografia, História e Pedagogia, além do curso de Bacharelado em Administração. É a primeira autarquia municipal a oferecer um curso de licenciatura em Química. Após o advento do PROUPE, passou a oferecer também a licenciatura em matemática.

Voltar para a pígina anterior