NOTÍCIAS :.

Programa InovaPE forma 32 novos gestores de inovação no Estado

Publicada em: 06/05/2015

foto:Divulgação

Programa InovaPE forma 32 novos gestores de inovação no Estado

Alunos e professores do Curso de Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica

Um curso multidisciplinar com alunos de diferentes formações e com foco na inovação. Essa foi a fórmula usada no primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica do Programa INOVAPE, da Secretara Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec). A especialização foi fruto de um convênio entre o Governo de Pernambuco, o Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE e a Finep e teve o objetivo de formar capital humano qualificado na melhoria dos níveis de competitividade e qualidade das organizações do Estado. São 32 novos gestores de inovação no mercado.

O curso teve início em março de 2014 e contou professores especializados em Inovação que abordaram conceitos; metodologia aplicada à inovação; preparação de projetos; difusão da inovação; inovação e negócio; e propriedade intelectual. A primeira turma foi composta por profissionais de administração, educação física, marketing, administração, jornalismo, biomedicina e design, seguindo uma tendência multidisciplinar, apontada por especialistas como uma excelente alternativa para promover diferentes ideias e pontos de vistas para solução e avaliação de oportunidades de inovação.

Antes mesmo de terminar, o curso já rendeu alguns frutos. Um grupo de alunos formou uma consultoria online. A iniciativa conseguiu captar recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para realização de evento online nacional e gratuito sobre inovação tecnológica e oportunidade para inovar.

Em setembro de 2014, os alunos também realizaram o 1º Workshop INOVAPE, com debates entre integrantes da indústria, academia e governo, cujo tema foi a formação de recursos humanos para criação e fortalecimento dos parques tecnológicos de Pernambuco. O evento contou com o apoio da SECTEC, CNPq, FACEPE, UFPE, UPE, CESAR, SEBRAE, Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), entre outras instituições e representantes dos parques tecnológicos do estado.

Para o Diretor de Inovação da Sectec, Alexandre Stamford, a realização de cursos na área de gestão da inovação é um instrumento poderoso no avanço da cultura da inovação no Estado. “A formação desses profissionais disponibilizará um contingente de capital humano aos núcleos de inovação tecnológica, aos parques tecnológicos já instalados e aos futuros parques que venham a surgir, de modo que seja possível o desenvolvimento de atividades de elevado grau de inovação e competitividade”, completou.

Segundo o professor e supervisor pedagógico do curso, Breno Caldas, está previsto, ainda para esse primeiro semestre, o início do curso de extensão à distância com 160 vagas para alunos dos municípios de Caruaru e Petrolina. O edital deverá ser publicado em breve.
Foto: Divulgação

Ir para o topo
Voltar para a pígina anterior