Com objetivo de esclarecer dúvidas e repassar orientações relativas à área de compras corporativas, a Gerência de Planejamento de Compras Corporativas (GPCOM), sob a coordenação da Secretaria Executiva de Contratações Públicas (Secop), da Secretaria de Administração (SAD), criou um grupo num aplicativo de mensagens, com objetivo de otimizar a comunicação entre a GPCOM e os demais setores de compras corporativas dos órgãos do Poder Executivo.
Atualmente, o grupo denominado “Gestores de Compras de Pernambuco” é composto por 135 participantes de diversos órgãos. Todas as quartas-feiras, eles se reúnem virtualmente para trocar experiência e responder aos questionamentos que surgirem. Entre as dúvidas mais comuns estão: qual a documentação necessária para o envio de pedidos consumo ou adesão da Ata de Registro de Preços; Quais as atas vigentes já foram publicadas e quais serão lançadas; Intenções de Registro de Preços que foram publicadas; e andamento dos processos a respeito de novas atas, entre outras indagações. Outro ponto positivo são as atualizações das Atas de Registro de Preços feitas sistematicamente pelo grupo. A maioria dos documentos está disponível na plataforma PE-Integrado e também no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Atualmente, existem 37 atas cadastradas pela SAD. O gerente de Compras Corporativas, Ronaldo Acioly, disse que a criação do grupo trouxe ganhos para o setor de compras corporativas. “Além de discutirmos assuntos voltados para as Atas de Registro de Preços vigentes, divulgamos também ações e as novas legislações. Inclusive, os participantes costumam sugerir intenções de atas de registro de preços de produtos e serviços. Ou seja, a interação entre os integrantes do grupo é bem positiva”, afirma Acioly, ressaltando que o grupo virtual é voltado para servidores ligados ao setor de compras dos órgãos, relacionadas às atas corporativas. Os participantes teceram elogios à criação do grupo de mensagens. “Foi uma iniciativa perfeita, pois vem ajudando a comunicação entre os órgãos e a Gerência de Compras Corporativas da SAD. Além disso, os integrantes do grupo são atenciosos e prestativos”, declarou a coordenadora Administrativa e Financeira da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, Luiza Sampaio. A gerente de Administração e Finanças da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ivanise Braga, também parabenizou a ação. “Sempre que entro em contato com o grupo sou bem atendida. Todos os questionamentos são respondidos a contento. Muito bom esse serviço”, disse ela. O servidor que tiver interesse em participar do grupo virtual de gestores de compras pode enviar a sua solicitação para o seguinte e-mail: gcomp@sad.pe.gov.br, informando nome completo, cargo e telefone com Whatsapp.