22.12.2017 - 18:35
Natal Solidário: evento reúne servidores
Texto e fotos: Marina Didier

Nesse período de confraternização, nada mais importante do que unir todas as religiões e tipos de credo em torno do nascimento de Jesus. E foi com o tema “Natal Solidário” que o Instituto de Recursos Humanos (IRH) e a Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado (Funape) promoveram um encontro no dia 19 de dezembro. O evento foi realizado na entrada do laboratório de análise clínica, no térreo do IRH. O diretor de Planejamento e Gestão do Instituto, João Carlos da Silva, esteve presente na ocasião ao lado de Joana Moreira, coordenadora de Gestão de Pessoas da Funape, e Nadja Alencar, presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

A Orquestra Filarmônica Cristã de Pernambuco, da Igreja Batista de Campo Grande, emocionou a todos com a regência do maestro Marcelino José Monte Silva e do co-regente Carlos Eduardo Valença. Com um repertório variado, os jovens tocaram “Oração de São Francisco”, “Feira de Mangaio”, tendo a participação especial do público presente marcando o ritmo com palmas, e “Lamento Sertanejo”. Fialtiel Albuquerque, da Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, e Nivia Everlin Aguiar, servidora da Funape, deram continuidade entoando cânticos de louvor durante o evento.

O diácono Hugo Santos deu início ao culto lembrando a simplicidade dos ensinamentos de Jesus. “Devemos nos espelhar em Jesus. Pensar nas mudanças, nos rever como indivíduos, para que este momento de celebração seja também de doação e amor para com o próximo”. Em seguida, o pastor Wolney Cavalcanti falou sobre o perdão e as falhas que cometemos. “Perdoar é a coisa mais importante que alguém pode fazer para si e para os outros”, pontuou.

Complementando a mensagem, Inaldo Nery, representante da Associação Espírita Casa dos Humildes e coordenador da Federação Espírita Pernambucana, comentou sobre o valor das reflexões feitas pelos colegas e dos gestos de amor para com o outro. “Jesus é o modelo para nossa vida”, finalizou Inaldo.

Ao final da programação, um jovem da Funase ficou encarregado de fazer uma leitura representando a instituição. O texto falava sobre a exclusão social que algumas pessoas vivem e o sentimento de falta de oportunidade e segundas chances. Ele agradeceu o convite para o momento e destacou que o tema “Natal Solidário, Natal com Amor e Paz” escolhido pelo órgão, foi muito importante no contexto em que vivemos.

Foram arrecadados nas doações feitas pelos servidores materiais de higiene pessoal, materiais escolares, roupas e materiais de limpeza. A Gerência de Gestão de Pessoas agradeceu em especial ao pastor Francisco Silva, da Igreja Batista de Campo Grande, responsável pela vinda da Orquesta, ao Coronel Alberto Barbosa, do Colégio da Polícia Militar, que viabilizou o transporte dos músicos e dos instrumentos, à Analúcia Cabral, do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), pelo púlpito cedido para a celebração.

GALERIA DE FOTOS