CONDEPE/FIDEM E COMPLEXO DE SUAPE DIALOGAM SOBRE POSSIVEIS PARCERIAS

/image/journal/article?img_id=79794268&t=1712320441881

Publicada em: 05 / 04 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, esteve esta semana no Complexo Industrial Portuário de Suape Eraldo Gueiros, reunido com o presidente daquele empreendimento, Márcio Guiot, com o diretor Administrativo e Financeiro, Hugo Santiago e com o assessor de Relações Governamentais, Sóstenes Alcoforado.

Jaime Prado foi tratar sobre a possibilidade de se firmar uma parceria entre as duas instituições no intuito de desenvolver alguns projetos conjuntos, entre eles a realização de um encontro dos integrantes do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (Fnem).

O evento está previsto para ser realizado no primeiro semestre deste ano aqui em Recife, e será o primeiro de três preparatórios nacionais para a 30º Conferência da Organização das Nações Unidas – ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará. Esta ação vem sendo coordenada pela Condepe/Fidem em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (instituições integrantes do Fnem).

Jaime Prado detalhou encaminhamentos que estão sendo tomados para a preparação da COP-30, que terá como temática principal “Desafios Climáticos no contexto metropolitano”, com a realização de diversos painéis de debates.

O presidente Jaime Prado destacou, em seguida, a importância da cidade de Recife em sediar o primeiro encontro preparatório para o fórum internacional, inclusive para o fortalecimento da governança metropolitana. Na ocasião serão debatidas as propostas de ação para as Regiões metropolitanas a serem levadas para a COP-30.

Outros dois fóruns preparatórios estão previstos para serem realizados: no Maranhão, em outubro deste ano e, no Paraná, em março 2025. Todo o conteúdo programático dos encontros vem sendo amplamente discutido e avaliado entre os representantes do Fnem, através da realização de videoconferências com a presença dos membros do colegiado.

Márcio Guiot elogiou a iniciativa da Condepe/Fidem e se comprometeu em avaliar o apoio técnico e logístico para o evento. Os dois presidentes conversaram, ainda, sobre a gestão do Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti e sobre o planejamento estratégico do Território Suape, executado pela autarquia, em 2016, em parceria com o BNDES, que beneficiou a região do entorno do Complexo Industrial Portuário.