CONDEPE/FIDEM PRESENTE EM EVENTO DA FNP SOBRE GOVERNANÇA METROPOLITANA

/image/journal/article?img_id=79402415&t=1708617963573

Publicada em: 22 / 02 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, juntamente com o diretor de Governança Metropolitana Interfederativa – DGMI, Cláudio Manguinho, participaram na quarta-feira (21), do 2º seminário sobre Gestão de Serviços Públicos e Governança Metropolitana: Panorama Nacional e Experiências Locais em Desenvolvimento Urbano, Econômico e de Transporte Público Coletivo, realizado no Rio de Janeiro.

Estavam presentes ao evento autoridades de todo o País entre elas gestores públicos, prefeitos, secretários de estado, acadêmicos e representantes de entidades internacionais. O evento foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Integração Metropolitana e do Instituto Pereira Passos.

O seminário debateu modelos de governança metropolitana de serviços públicos. Também houve o compartilhamento de casos brasileiros no planejamento urbano sustentável integrado, transporte público coletivo e desenvolvimento econômico descentralizado. O evento deu continuidade às discussões iniciadas pela FNP em agosto de 2023, que também contou com a presença do presidente da Agência Condepe/Fidem.

Jaime Prado destacou a importância deste debate federativo entre os municípios, já que são eles que legislam, executam e gerem as questões em comum, por exemplo, o planejamento do uso do solo. “A governança metropolitana deve encontrar soluções em comum para que as metrópoles possam ter um papel cada vez mais importante”, destacou o gestor.