CONDEPE/FIDEM E ITERPE: PARCERIA EM QUESTÕES LIMITROFES

/image/journal/article?img_id=79210510&t=1706900509670

Publicada em: 02 / 02 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, juntamente com a gerente de Sistematização e Disseminação de Informações, Lorena Iumatti, receberam na quarta-feira (31) representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária do estado de Pernambuco – Iterpe. O objetivo foi o de estabelecer uma parceria com relação às questões dos limites intermunicipais envolvendo as áreas de regularização fundiária em todo o estado.

A reunião ocorreu na Agência Condepe/Fidem com a participação dos técnicos do Iterpe , Ivison Silva, Gerente de Ações Fundiárias, Yan Muliterno, Chefe da Unidade de Cartografia e Geoprocessamento e a cartógrafa, Ângela Souza.

Na ocasião foi proposta a celebração de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições visando otimizar o processo de regularização fundiária de imóveis rurais. O gerente Ivison Silva explica que a correta limitação geográfica é fundamental na regularização fundiária das áreas devolutas, garantindo aos agricultores familiares ocupantes de terras devolutas, a permanência e a propriedade de terra com a emissão do título de propriedade.

A Condepe/Fidem é responsável pela cartografia oficial do estado e também responsável pela delimitação destes traçados geográficos intermunicipais, inclusive com o uso da PE3D. “Por isso, a necessidade do uso de ferramentas tecnológicas atualizadas de georreferenciamento e cartografia para demarcação e cadastros para a regularização fundiária destes equipamentos”, disse o gerente do Iterpe.

O presidente da Condepe/Fidem, Jaime Prado comentou que a instituição tem satisfação em apoiar o trabalho e afirma que é muito importante o órgão ter o olhar ampliado para os diversos setores e que considera o processo de destinação de terras como parte integrante de uma rede com base em questões ambientais, culturais e político-sociais formando um todo coerente.