Notícias

PLANEJAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES METROPOLITANAS NA COP 30 COMEÇA COM ENCONTRO EM PE

/image/journal/article?img_id=79106306&t=1706107042335

Publicada em: 24 / 01 / 2024

 Foi realizada nesta segunda-feira, 22, uma reunião, através de videoconferência, entre a Agência Condepe/Fidem e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo. A pauta do evento girou em torno da preparação das propostas de ação que as entidades metropolitanas ligadas ao Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM vão apresentar durante a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima, a COP-30, que acontecerá em em novembro de 2025, em Belém/PA.

A conversa virtual reuniu o presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado e o diretor de Governança Metropolitana Interfederativa da instituição, Cláudio Manguinho com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto. As duas entidades estão a frente do Grupo de Trabalho do FNEM responsáveis por esta tarefa.

Na ocasião, foi estabelecido um cronograma de trabalho com a realização de três encontros temáticos preparatórios para a COP 30, envolvendo as instituições metropolitanas de todo o País. A primeira destas atividades deverá ser realizada em Pernambuco, entre março e abril próximos. Estes encontros servirão para definir o protocolo e agenda de atuação do que será apresentado no evento internacional. “Pela primeira vez as questões dos territórios metropolitanos estarão inseridas num evento internacional do porte da COP, que trata com profundidade as questões climáticas no mundo”, ressaltou o diretor da Condepe/Fidem, Cláudio Manguinho.

A Condepe/Fidem e a SDUH/SP iniciaram o planejamento para a realização do 1° encontro metropolitano, que deverá reunir cerca de 20 agências metropolitanas, além de diversas entidades públicas e privadas entre eles o Ministério das Cidades, entidades de governos estaduais, representantes de instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal, BNDES e BNB e empresas privadas. Na oportunidade, foi discutido um primeiro modelo de conteúdo para o evento e ficou agendada uma nova reunião para a próxima sexta-feira, 26.