Notícias

BREJO DA MADRE DE DEUS TEM VISITA TÉCNICA VOLTADA PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR

/image/journal/article?img_id=70745660&t=1648044509123

Publicada em: 20 / 03 / 2022

O município de Brejo da Madre de Deus iniciou o processo de revisão do Plano Diretor local. A tarefa inclui desde a mobilização da sociedade e do poder público até a pactuação de propostas de ações, para melhor organizar o município.

Dentro de um cronograma de trabalho, já foram realizadas reuniões com a equipe composta por representantes da prefeitura e da sociedade civil, além de técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, visando alinhar a metodologia de trabalho. Também houve uma visita de campo aos principais distritos, no sentido de conhecer a diversidade do município.

A metodologia adotada para a elaboração da revisão do documento já foi utilizada com êxito em Taquaritinga do Norte.  Um convênio de Cooperação Técnica  foi assinado pelo prefeito Roberto Asfora e pela presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky visando a realização da atividade, na qual a Agência se compromete a dar suporte técnico a este núcleo gestor acompanhando e apoiando todas as fases da elaboração do documento.

A revisão do PD de Brejo da Madre de Deus e de outros municípios pernambucanos vem sendo conduzida pela Diretoria de Planejamento e Ordenamento Territorial da Condepe/Fidem, contando com a participação da gerente geral de Planejamento Territorial, Graça Tavares e dos gestores Paulo da Fonte e Cláudia Melo

Para Graça Tavares, a instituição tem se dedicado à apoiar as gestões municipais na elaboração dos instrumentos de planejamento que norteiam o desenvolvimento dos municípios e das regiões. Ela alertou para a importância da participação popular, em todo desenrolar dos trabalhos.

A coordenadora, por parte do município, da revisão do PD de Brejo da Madre de Deus, Joice Micaele disse que a meta é fazer um planejamento visando estratégias de desenvolvimento que garantam as prioridades e as diretrizes que proporcionem a ordenação da expansão do município, culminando com melhorias na qualidade de vida dos brejenses. “É fundamental a participação da Condepe/Fidem neste processo”, disse a técnica.

Em uma próxima etapa está prevista a capacitação do núcleo gestor, a realização de fóruns, preparação do diagnóstico, coleta de proposições até que um projeto de lei seja encaminhado à Câmara de Vereadores.