Notícias

Mobilidade metropolitana e Meio ambiente e sustentabilidade foram os temas do segundo dia dos Seminários Temáticos do PDUI/RMR

/image/journal/article?img_id=55815290&t=1566935929611

Publicada em: 27 / 08 / 2019

 

Mobilidade metropolitana e Meio ambiente e sustentabilidade foram os assuntos abordados nesta terça-feira (27) nos Seminários Temáticos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR). As reuniões com palestras e debates, ocorrem desde ontem (26), e seguem até amanhã, quarta-feira (28), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem. O objetivo é de debater temas específicos, visando a subsidiar o documento final que será enviado à Assembleia Legislativa no final do ano.

A elaboração do PDUI/RMR envolve várias etapas, e antecedendo esta fase, os técnicos da Agência Condepe/Fidem e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) percorreram as 15 cidades metropolitanas promovendo audiências públicas em cada uma delas, nos meses de junho e julho, colhendo as propostas da população.

Com o auditório da Agência Condepe/Fidem completamente lotado, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Marcelo Bruto fez a abertura do Seminário Temático da manhã, na qual falou da importância da mobilidade urbana para a gestão metropolitana. Em seguida, Rebeca Mello, do Consórcio Gênesis – Ceplan, fez uma exposição sobre o tema enfocado, apresentando dados numéricos sobre os sistemas viário, ferroviário e de transporte metropolitano, entre outros.

O palestrante foi o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maurício Andrade, que abordou o Sistema de Mobilidade Metropolitano, levando os presentes a reflexões sobre uma agenda estratégica de avanços na mobilidade da RMR. Como entraves, Andrade citou a escassez de recursos públicos, necessidade de avanço de uma agenda regulatória, entre outros. Como diretrizes, o professor frisou a revisão do sistema viário metropolitano a partir e um novo Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) com base nas diretrizes do PDUI/RMR.

Também destacou a importância de viabilizar a implantação do Arco Viário Metropolitano para liberar a BR-101 como corredor de transporte metropolitano; salientou a importância de implantar uma rede cicloviária metropolitana; e necessidade da revisão do sistema metropolitano de transporte público de passageiros para um novo PDTU, entre outros.

Também fizeram uma apresentação sobre a temática: o diretor do Consórcio Grande Recife, Maurício Pina e a professora da Universidade Federal de Alagoas, Jéssica Lima, que também debateram junto com os participantes do evento temas como mobilidade na RMR, infraestrutura urbana e novas centralidades, modelo e gestão do transporte público de passageiros e a integração de modais.

À tarde, o seminário deu ênfase à questão do meio ambiente e sustentabilidade. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky. O especialista em meio ambiente, Mauro Buarque, iniciou os trabalhos com uma introdução ao tema. Já a secretária executiva da secretaria de Meio Ambiente (Semas), Inamara Melo, palestrou sobre as temáticas Mudanças climáticas e sustentabilidade. Ela mostrou as ações que o governo de Pernambuco vem realizando com relação à política ambiental.

Para a secretária os municípios da RMR precisam estar inseridos na Agenda do clima. “O Recife avançou bastante com relação à política quando incluiu a temática em seu Plano Diretor. Os outros municípios devem se espelhar na ação e devem também implementar essa agenda, fortalecendo as intervenções de planejamento para a área”, comentou a especialista. Os técnicos Roberto Coutinho (da UFPE), e os secretários José Bertotti (da Semas) e Fernandha Batista (da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra) encerraram os trabalhos realizando um debate que girou em torno das questões: prevenção da ocupação de áreas de restrições à urbanização/ áreas de risco; gestão de unidades de conservação e proteção de mananciais e; macrodrenagem e saneamento básico.

 O evento desta quarta-feira (28) destacará o tema Ambiente Construído (redes de serviço, uso do solo, habitação, regularização fundiária, entre outros) e será realizado também no auditório da Agência Condepe/Fidem, a partir das 9h.  Os palestrantes serão: o representante do Observatório Metropolitano ODS – Metrods, Cid Blanco, e a diretora da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Batista.