ENCONTRO ENTRE CONDEPE/FIDEM, SEPLAG E IBGE VISA NOVOS PROJETOS

/image/journal/article?img_id=80129155&t=1715174299019

Publicada em: 08 / 05 / 2024

O presidente da Agência Condepe/Fidem, Jaime Prado, juntamente com a gerente de Sistematização e Disseminação de Informações, Lorena Iumatti e o técnico André Luís Silva, participaram de reunião nesta terça-feira (07), com o Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Márcio Pochmann e o superintendente estadual da instituição, Gliner Dias.

O evento ocorreu na sede da Seplag e contou, ainda, com a participação de técnicos das instituições e também do Instituto de Gestão (ligado à Seplag). O objetivo foi de promover a interface de informações referentes a dados cartográficos e estatísticos e, analisar a possibilidade de novos projetos em cooperação mútua.

Na ocasião se tratou sobre a viabilidade para a instalação de uma Casa Brasil do IBGE em Recife, a exemplo do que já existe no Rio de Janeiro, para atender ao Nordeste. Esta sala de situação é ambiente onde se encontram presencialmente ou virtualmente, pesquisadores e estudiosos para debater temas da área, promover o planejamento, subsidiando tomadas de decisão. “O IBGE não quer dados parados, mas se aproximar ainda mais da sociedade”, acentuou Márcio Pochmann. Em sua fala, ele detalhou o processo de reestruturação sofrido pelo IBGE ao longo dos anos.

O secretário Fabrício Marques, que coordenou a reunião, registrou que a iniciativa seria de fundamental importância para a Condepe/Fidem em seu atual momento de reestruturação. Ele registrou a importância do trabalho de georreferenciamento para o planejamento e mostrou, como exemplo exitoso, o levantamento de geolocalização de áreas para se instalar creches na Região Metropolitana do Recife, feito por uma equipe da Seplag. Também sugeriu uma parceria com instituições de ensino direcionado para a engenharia cartográfica e similares para que os profissionais possam fazer um tipo de “residência”, a exemplo dos que acontecem nas faculdades de medicina, na Condepe/Fidem.

Jaime Prado agradeceu a contribuição técnica que recebe do IBGE referente às questões dos litígios entre municípios e o apoio recebido da Seplag por parte do secretário. O presidente destacou o trabalho frente à autarquia e as ações que vem implementando para fortalecimento institucional. Ele disponibilizou uma sala na sede da autarquia de forma a viabilizar a instalação da Casa Brasil no Nordeste e, em especial, em Pernambuco.